Continua. A qualquer momento está aí à tua frente... Então já estás de novo a sorrir. Tal e qual como é. Continua

Monday, June 11, 2007

Visions of Bilbao

Foi uma cidade muito agradável que encontrei.

Conjuga o antigo e o moderno de forma harmoniosa e os seus habitantes como a grande maioria dos Bascos, têm uma personalidade bem vincada, umas vezes simpaticos outras naturalmente agressivos (no sentido da forma como respondem ou se dirigem).

Nota-se alguma (pouco) influencia francesa.

Mas pareceram-me pelo menos genuinos à sua forma.


Têm praias ali ao lado muito boas com um oceano/mar de verdade, nada que ver com o lago gigante que é o mediterraneo.

A temperatura da agua está nos standards da costa ocidental portuguesa, areal longo de areia fina mas um pouco escura, e normalmente estam inseriadas em falésia. Verde, muito verde à volta.


O tempo nesta altura fez lembrar os Açores: 4 estações num dia, e humidade relativa elevada.


Ah, e a politica está um pouco por toda a cidade ou por forma de "tags", bandeiras bascas, cartazes de comicios ou manifestações e fotografias do "companheiros" presos pelo "governo opressor/invasor de Espanha".

No entanto creio que é alimentado apenas por alguns, que a grande maioria dos bascos o que realmente quer é dormir descançado e em paz sem ter de pensar que vai ter o carro incendiado como dano colateral de um caixote do lixo incendiado, ou um multibanco ao lado da sua casa, ou receber uma carta em casa/empresa a solicitar um apoio em forma de "imposto revolucionário".

Têm orgulho na sua lingua, na sua cultura e no seu "Pais". Mas daí a sentirem realmente a necessidade de serem independentes... Para mim, para tirar as dúvidas, deveriam fazer um referedum aos bascos e aos espanholes e geral.


Labels:

1 Comments:

Blogger Shraddha said...

concordo com o referendo!!!
há muito que estou para ir a Bilbao.....

10:48 AM

 

Post a Comment

<< Home