Continua. A qualquer momento está aí à tua frente... Então já estás de novo a sorrir. Tal e qual como é. Continua

Tuesday, April 29, 2008

Prato do dia: "Arroz a la Politiks-Economics-Mediatiks"




Depois da subida dos preço dos cereais , da indignaçao do Mundo e revoltas localizados no Mexico, Haiti entrou outros, da especulaçao com a cana do açucar e o etanol no Brasil (essa maravilhosa criaçao comercializavel em alguns paises como Energia Verde) chegou agora a vez do arroz.
O arroz tem como sua principal origem os paises asiáticos encabeçado pela Thailandia, e é consumido vorazmente por todo o Mundo, em especial pelos Países ditos em Desenvolvimento tanto na Asía, como Africa e América Latina.

De repente o mundo "obeso" (mas desenvolvido) acordou histerico ao som das noticias que os media nao se cansam de repetir 5x ao dia, e olharam para a sua despensa com a imagem de que nao têm arroz suficiente, e pior, que é melhor irem a correr comprar enquanto há nas estantes dos hiper e supermercados...

Imediatamente o preço do arroz sobe, os lucros dos grupos financeiros que compraram futuros de arroz tb, e toda a bubble especulativa dos chamados green-comodities e agora o arroz vai-se enchendo de lucros (isto sim, enquanto pode).

A questao é simples:

A Oferta:
A produçao de arroz tem o seu ciclo de produçao "limitado":está condicionada aos hectares plantados, ao clima e à gestaçao natural da semente em planta de arroz. O volume de arroz a ofertar e sua produçao está baseada em historicos de consumo de ano anteriores. Os produtores de arroz vao gerindo os seus niveis de stock nessa base.
Se derrepente (como agora) a procura de arroz aumenta, a oferta (os produtores de arroz) nao pode dar resposta imediata a esse aumento.
Reacçao: o preço do arroz sobe para equilibrar a procura e a oferta. O preço sobe quanto mais subir a procura, já que como disse o volume produzido e disponivel para ofertar é, digamos, "fixo" no curto prazo.

Mas quem é essa procura?
Sao na sua maioria os paises "obesos" desenvolvidos, que no seu panico alimentado pelos media pensa que derrepente vai deixar de haver arroz. Assim toda a gente tende a antecipar as suas compras futuras, efectuando compras de quantidades de arroz acima da sua compra normal. Se formos sumando tudo, veremos que estamos a comprar e guardar em stock mais daquilo a que habitualmente necessitamos, impulsionados pelo medo.

Ora isto tem 2 problemas: 1 subida de preços; 2 limitaçao de envio de quantidades de arroz a pedidos posteriores (devido à quebra de stocks causada pela sobre-procura inicial). Esses dois problemas sao sentidos tanto pelos "obesos" desenvolvidos como os "subnutridos" em desenvolvimento.
Mas logicamente tem um impacto maior nos paises com menor capacidade financeira de compra: isto é os paises ditos subdesenvolvidos embora queiram antecipar as suas compras teram relativamente menos capacidade financeira para os efectuar.
Enquanto que um pais com capacidade financeira irá fazer um pedido de 100 milhoes de toneladas de arroz por um preço X, um pais com menos capacidade financeira terá de pedir 50 milhoes a um preço X e outro pedido posterior aquando de conseguir reunir novamente capital para pedir outro de 50 milhoes agora a um preço X+1, devido à inflaçao e tendencia e expectativa de subida.

Nao há hoje arroz suficiente para alimentar o mundo (como dizia Maltus sec. XVIII)?
Nao creio... Acho q há para todos se todos nao ficarmos histéricos e anteciparmos compras a que nao corresponde consumos efectivos mas sim stockagem.

Este fenomeno, que já levou a ONU, o BM e o FMI a reunirem-se para criarem um plano de acçao conjunto, parece-me mim uma grande especulaçao financeira pelos motivos que referi anteriormente: Vamos servir-nos do panico para provocar uma tendencia ao aumento da procura por panico e lucrar com o negocio dos swaps e futures de arroz (compro um produto financeiro que me permite fixar um preço hoje do arroz a pagar no futuro: aqui o negocio é o de que hoje o preço será mais barato q no futuro, e eu ao comprar esse futuro poderei ou comprar mais barato ou vender a quem queira comprar por mais caro, lucrando a diferencia entre o preço actual que pactei no passado e o o preço actual existente no futuro).

É o que dá termos mercados financeiros em recessao... Leva à criatividade da engenheria financeira e à criaçao de "factos" e histerias para tentar gerar e controlar expectativas e comportamentos do agente economico...

Poderei estar enganado, poderemos ser demasiados para os recursos da Terra... Mas que há "negócio" nisto tudo isso nao tenho a minima dúvida...

Politiks-Economics-Mediatiks - Dangerous combination...

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home