Continua. A qualquer momento está aí à tua frente... Então já estás de novo a sorrir. Tal e qual como é. Continua

Friday, January 04, 2008

Ping Guo (2007) - Curiosidade?

Tenho curiosidade de ver o filme "Ping Guo" (aka Lost in Beijing) de Yu Li, apresentado no Festival Internacional de Cinema de Berlin de 2007.





O filme foi inicialmente exibido na China a 27 Novembro 2007, com (como todos) certos cortes cirurgicos na versao original. Hoje foi anunciada a proibiçao de exibiçao em território Chines (continuando a exigencia por parte do governo chines de um pedido publico de desculpas dos realizadores, argumentistas e actores desde a sua projecçao no festival de Berlim). A razao para a proibiçao do governo chines centra-se na verificaçao de que está em circulaçao no mercado negro (com uma procura já razoável) a versao original sem censura, que ofende e vai em contra os principios e valores do país (existem cenas catalogadas pelo governo chinês de pornograficas, libertinas e provocadoras, como cenas de sexo mais explicito e em grupo, ruas sujas e mendigos). A China, tal como o resto do mundo, tem muitos olhos e ouvidos sensiveis, atentos e avidos de saber o que se passa realmente por aí. Chinese style Answer: Simples e directo, proíbe-se de ver/usar em "casa". É o que se chama cortar o mal pela raiz.


É um filme recente (2007) sobre a vida na capital de um dos países emergentes mais importantes do sec. XXI (talvez ao mesmo nivel da India, mas o mundo real parece estar mais atento ao seu crescimento de 2 digitos e a sua forma de ir comprando paulatinamente grandes reservas e outros activos financeiros um pouco por todo o mundo: publicos & privados) onde se apresenta um pouco do que é Beijing (Pequim) hoje e as diferenças socio-economicas que se vao cada vez mais acentuando na sociedade chinesa: Muito ricos e muito pobres a viverem lado a lado.

Nao sei se é um flop ou nao, nao sei se só se fala dele pelo efeito que teve na China. Quero ver para poder opinar. Por agora fica a curiosidade.

A China fascina-me pela sua capacidade de desenvolvimento e control sobre uma massa humana tao grande e distinta. E obviamente pela sua cultura milenar e extensao territorial imensa e variada.


Mais info sobre o filme:

http://www.imdb.com/title/tt0949489/

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home