Continua. A qualquer momento está aí à tua frente... Então já estás de novo a sorrir. Tal e qual como é. Continua

Friday, December 07, 2007

SEGOVIA

A cidade de Segovia é antiga.
É uma cidade medieval que cheira a historia por todo o seu casco antigo.
Cheia de brazoes pelas casas e ruas, referencias a cavaleiros e duques. É sobretudo de indule militar.

Onde hoje eocupa espaço o Alcazar existia un castro celta. Durante a época romana pertencia ao convento jurídico de Clunia. Pensa-se que foi abandonada aquando das invasoes islamicas que edificaram um Alcazar. Após a conquista de Toledo por Afonso VI de Castela, Raimundo de Borgoña em conjunto com o primeiro bispo da diocese reconstruida juntamente com o frances Pedro de Agen iniciaram a repovoaçao de Segovia com cristaos procedentes do norte da peninusula e dos Pirineos, dotando-la de amplios feudos cujas terras cruzavam a sierra de Guadarrama incluindo a linha do Tejo.


É no final da Idade Média que Segovia teve o seu momento de maior esplendor, acolhe uma importante comunidade hebraica, assenta as suas bases numa poderosa industria do pao e texteis, desenvolve uma esplendida arquitectura gótica (o casco antigo é precioso) e é corte dos reis da casa de Trastámara (já Afonso X o sábio havia acondicionado e modificado o Alcazar mouro em católico e estabelecido a sua residencia real. Finalmente é em Segóvia onde Isabel a Católica é proclamada no Plaza Mayor rainha de Castela (13 de Dezembro de 1474).

No Alcazar, no salao real, onde estao expostos todos os reis de Espanha e dos respectivos reinos, encontrei lá D. Afonso Henrique, embora este se encontra-se fora da linha contigua em que os outros reis se encontravam...


De todos os modos foi interessante, pelo menos nao o ocultaram...


Vê-se bem num fim de semana, preparado para o frio claro.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home