Continua. A qualquer momento está aí à tua frente... Então já estás de novo a sorrir. Tal e qual como é. Continua

Monday, February 18, 2008

KOSOVO - Delcaro-me independente

Ontem proclamou-se mais ou menos unilateralmente independente esse "país" que sofreu um dos maiores atentados etnicos na Europa pós-II Guerra Mundial: o Kosovo.


Já há pelo menos quase 10 anos que essa zona se encontrava administrada pela ONU e "pacificada" atravez da KPFOR.


Muitos vêm como o anuncio de uma realidade já há muito anunciada e programada pelo Kosovo e apoiada pelo amigo Americano (foi estranho ver no Domingo agitarem-se bandeiras vermelhas do Kosovo juntamente com a stars & strippes dos EUA).


É um facto que foi a forte e directa intervençao dos EUA que deu terminus a uma situaçao real de genocidio entre servios e albaneses residentes no Kosovo. A Europa, comunicava que estava contra, mas estava paralizada pela sua unidade burocracia e divergencia em termos de politica externa concreta, fruto de tradiçao, governo, e interesses.


Por um lado congratulo-me que a passagem se tenha feita dentro de um enquadramento pacifico e democratico, vontade da maioria do povo.


Por outro nao gosto de tomadas de decisao unilaterais, sobretudo quando se fazem porque se tem ao lado o Big Brother do mundo (EUA).

É o multilateralismo que na minha opiniao deve ditar e reger a constituiçao, integraçao, separaçao ou fusao das democracias na Europa e talvez no Mundo...


Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home